Páginas

Oito anos de testes

shyrul@debian:~$ A grande idéia de postar tudo aqui, veio do simples fato de que depois de 8 anos de pesquisas, testes e muitos clientes satisfeitos, eu nunca tinha juntado todo o material que consegui com o decorrer do tempo, em um só lugar. A gente ai ficando velho e acaba esquecendo de coisas básicas. E também gostaria de deixar minha contribuição para todos.

.

domingo, 29 de maio de 2011

Teste do FreeBSD 8.2 em um AtlhonXP 200+ com 256 de RAM



Quando comecei com linux, já fui direto usando distribuições baseadas em Debian. Apanhei muito mas aprendi. Com o tempo fui ficando curioso e fazendo testes em outras distrus, como: Fedora, Conectiva (antes do Madriva), Slackware e assim foi. Simpatizei muito pelo CentOS, pois se demonstrou tão funcional e eficiente quanto o Debian.  Comecei a trabalhar então com essas duas distros. Recentemente, comecei a prestar atenção no FreeBSD, que apesar de não ser linux, também e baseado em UNIX.  O FreeBSD, é conhecido como o sistema operacional de melhor desempenho, da mesma forma que o OpenBSD é conhecido como o que a de melhor em segurança, apesar da crítica dizer que ele perde em desempenho. Também existe que NetBSD conhecido pelo desempenho e pela portabilidade. Os desenvolvedores dele dizem que se sua torradeira tivesse um chipset, o NetBSD rodaria nela. Futuramente, farei testes com o OpenBSD e o NetBSD, mas a bola da vez hoje é o FreeBSD 8.2. Fui direto ao ponto chave que todos os administradores de redes e técnicos de T.I. sempre querem saber: Funciona em máquinas velhas? Todo mudo que le ou escuta isso, acha que a gente é maluco e adora uma sucata. O caso não é esse. Imagina só voce administrando uma rede pequena com 20 computadores, e o servidor para. Vamos melhorar e parar ele com força... uma pane na parte elétrica queima quase todo o hardware. Como bom profissional da área, seu primeiro pensamento: "Fudeu!" Palavrões a parte, o segundo pensamento é ir direto para a sucata, para fazer um provisório até o definitivo voltar para o lugar. antes que alguém leigo pergunte eu explico: é mais fácil o dono o diretor da empresa te mandar embora do que ter em estoque o equipamento de backup que voce pediu. Pensando nisso tudo (que eu já passei na pele), fui na minha sucata, peguei uma placa mão Asrock, com processador Atlhon 200+ de 1.6, um hd de 160 IDE já meia boca e um raríssimo pende memória DDR1 de 256 (eu ia usar o de 128 mas ia ser esculacho demais). Com a iso do freeBSD 8.2 queimada, mãos a obra!
1 - A INSTALAÇÃO
Não foi a aparte pior, mas para quem usou debian por muitos anos, eu estranhei um pouco, mas sem maiores dificuldades. Fazer a instalação com a maquina já ligada na rede e sempre recomendado, até mesmo para já instalar atualizando. A parte boa disso é que o sistema já inicia com tudo de novo. A parte ruim e que faz a instalação demorar pelo menos 3 vezes mais que o tempo normal, e se a sua internet por ventura cair no meio do download dos pacotes, danou-se!
2 - CONHECENDO E TESTANDO O NOVO SISTEMA.
Sistema pronto! Que felicidade! A primeira coisa feita, como o servidor foi instalado somente em modo texto, voce usa o ssh para pode acessar ele confortavelmente da sua maquina. Cade que o ssh funcionou? Me deparei com com o primeiro problema. Fui pesquisar o assunto, e descobri que o ssh do freeBSD não vem habilitado. Então a solução: # vi /etc/ssh/sshd_config (odeio o vi, gosto do ee e do nano) la tem que descomentar a linha: #PermitRootLogin no, e mudar de no para yes. Pronto! resolve-se um problema. Mas se voce pensa que é só criar outro usuário, logar com ele e usar o su root, não funciona, que sem fazer o que disse acima, o root não entra pelo ssh nem a pau! 
Feito tudo isso, decidir faz o que é um costume para o usuário debian, o apt-get update. Claro que o comando foi outro: #portsnap fetch extract demora pacas  para terminar, e olha que eu tinha colocado o ip dele como ilimitado no mikrotik. Mas tudo bem. Decidi começar o teste instalando o Samba4 e o Swat, e fazer uma pequeno controlador de domínio. primeiro o cara me pediu para acerta a hora do relógio, que eu esqueci de fazer no setup. Bem simples de fazer com o comando #ntpdate ntp.cert-rs.tche.br. A instalação do samba nunca foi nada de complicado, pelo contrario, já estou até acostumado a fazer. Mas como um cara prático que foi, desta vez eu não gostei. 
3 - INSTALANDO O SAMBA 4 E O SWAT
Serviço que deveria ser feito com 4 comandos básicos, normalmente não demora muito, que engano.      
# cd /usr/ports/net/samba (comando para entrar no diretório, tempo de execução 1 milésimo de segundos)
# make (basicamente esse comando checa os arquivos e baixa suas dependencias, tempo de execução 5 horas, não errei foram dolorosas 5 horas)
# make install (comando que manda instalar o programa, tempo de execução menos de 2 minutos)
# make clean (limpa as porcarias deixadas para trás pós instalação, tempo de execução menos de 1 minuto)
Apesar da demora terrível, o sistema funcionou muito bem! O desempenho da máquina ficou formidável! parecia até um dual core rodando. A velocidade de troca de arquivos, tempo de responta na hora do login de domínio, foi perfeito. Sem dúvida, o desempenho ficou 100%.
4 - INSTALANDO LAMP
Lamp e o conjunto básico de usado no linux que vem com Apache2, Php5 e Mysql. Comecei a instalação de 1 a 1 de maneira ide maneira independente. Apache e php instalados com muita facilidade, já o mysql deu trabalho. O puto  do sistema empacou em instalar o mysql client e não o server, mesmo dando o comando de instalação do server que foi uma merda. Tive que desinstalar o mysql client, entrar na pasta /usr/ports/databases/mysql55/ e apagar o pacote client, para ai sim instalar o server e depois o client. Vou ser sincero... deu um trabalho fazer isso terrível.
Bem! Com essa brincadeira eu gastei um dia e meio de trabalho. Claro que algumas coisas demoraram um pouco, pois eu não conhecia do sistema. Mas descontei o tempo que usei pesquisando soluções e revertendo erros. Antes de prosseguir em um teste mais a fundo, decidi formatar a maquina e instalar o Debian Lenny e para comparar o desempenho. Fui eu lá. Entre a instalação do sistema operacional, do samba, swat, e o lamp, não demorei nem 2 horas, para conseguir o sistema instalado e pronto para produção. Usei mais uma hora para instalar, nagios e configurar e openfire e configurar, isso porque inda tinha que importar arquivos de de outro servidor.  
RESUMO
Realmente o sistema tem um desempenho muito  bom, coisa que ue nunca tinha visto em uma maquina antiga.  
Pontos positivos: Desempenho incrível e sistema bem robusto, desligando ele da tomada direto algumas vezes, ele nem reclamou de erro na partição na hora de ligar. 
Pontos negativos: Muito demorado a instalação de pacotes e a parte de configuração. Eu tive sorte de conhecer bem sobre comandos UNIX mas ainda sim fiquei meio perdido. Quando voce vai buscar material na internet, voce se depara com várias explicações diferentes sobre a mesma coisa, pois quase ninguém coloca a versão que usou e alguma diferença de comando sempre tem entre uma versão e outra.
Para que pretende montar um servidor com o FreeBSD, realmente terá um ótimo servidor, mas tenha tempo para monta-lo e eu aconselho que assim que terminar, começar montar o de backup, porque fazer outro igual começando do zero, demora um pouco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário