Páginas

Oito anos de testes

shyrul@debian:~$ A grande idéia de postar tudo aqui, veio do simples fato de que depois de 8 anos de pesquisas, testes e muitos clientes satisfeitos, eu nunca tinha juntado todo o material que consegui com o decorrer do tempo, em um só lugar. A gente ai ficando velho e acaba esquecendo de coisas básicas. E também gostaria de deixar minha contribuição para todos.

.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Porque usar o Nagios?

Bem! Eu postei um monte de configurações do Nagios para debian e freebsd. Mas porque só dele? Eu fiz testes com a Zabbix, Zenoss e instalei o NagiosQL. Funcionam? Sim! Mas depende da maquina que foi instalado, a quantidade de hosts e como o resto da rede está respondendo. Como assim? A Zenoss por exemplo. É muito bom, mas consome muito processamento. E se por acaso voce tiver com algum dos seus servidores com problema de desempenho (memória fudida, hd mais pra lá do que pra cá) ele começa a dar lag e voce acaba ficando vendido na rede. Já o  Zabbix, eu achei uma porcaria mesmo e nem vou comentar nada. Mas o Nagios, pelo contrario, funciona perfeitamente, sem bugs, leve, mesmo com a nova interface, que deixou ele até mais amigável. Não aprovei o NagiosQL. Beleza, voce pode configurar o Nagios pela interface web (depois da cossa que tomei para aprender a fazer funcionar pelo terminal)! Mas vale a pena sim se voce esta começando do zero. Seria o caso de um novo servidor. Porque eu garanto que voce terá problemas e muito trabalho se instalar ele na seu servidor que já esta em produção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário